quinta-feira, 9 de junho de 2011

Não fiquemos "à toa" por causa do novo acordo ortográfico

Como já deves ter ouvido muitas vezes na comunicação social, e não só, a partir de setembro de 2011 temos de ter em conta e aplicar o novo acordo ortográfico.
Deixamos-te aqui 2 possibilidades:
- Programa conversor da grafia - programa Lince - no Portal da Língua Portuguesa (clicar para aceder ao programa e transferi-lo para um computador);
ou
- conversor on-line da Porto Editora (é só copiar o texto e executar/converter)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saber contar... mas não baralhar...

Hoje, 8 de Junho, no âmbito da "Escola Aberta", os alunos do pré-escolar do Agrupamento e os alunos do 1º ciclo do Centro Educativo de Belmonte vieram ver as várias actividades e ateliers disponíveis.
Depois de um passeio no combóio, todos os alunos do pré-escolar vieram ouvir um conto. Contudo as coisas não correram muito bem...
Será que são capazes de contar uma história sem se baralharem???








A Biblioteca Escolar agradece aos nossos contadores baralhados - Prof.ª Paula Mendes e Sr. Jorge Martinho -, assim como à Biblioteca Escolar do Tortosendo por nos facultar o material para esta actividade.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uma belíssima dramatização de "Os Bichos" de Miguel Torga

Durante a semana da leitura, os alunos do sétimo C e D tiveram a oportunidade de representar "Os bichos", de Miguel Torga junto do 1º ano do Centro Educativo de Belmonte.
Esta representação é o culminar de vários trabalhos realizados ao longo do ano lectivo, em Área de Projecto, sob o tema "Um Livro, um Projecto".
Esperamos não ter desiludido os nossos jovens espectadores, incentivando-os cada vez mais à leitura e, talvez, a muitas outras coisas..., tal como a representação. 
Desde já, um grande PARABÉNS a todos (actores e espectadores)!!!!


7º D, orientado pela Profª Odília a representar para a Turma 2 do Centro Educativo




7º C, orientado pela Profª Isabel Santos a representar para a Turma 1 do Centro Educativo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Leituras cheias de cor em S. Marcos (Caria)

No âmbito da semana da leitura, hoje, 2 de Junho, presenteámos os alunos de S. Marcos com uma belíssima contadora de histórias, Dr.ª Isabel Marques, que encantou os nossos pequenos leitores com a sua mala cheia de livros.
Aqui fica um registo de como tudo aconteceu...


... e como acabou este último conto?? é só ver...






Para além de tudo isto, "assaltaram" o baú de livros da Dr.ª Isabel e foram apanhados a ler.






Licença Creative Commons
A obra Palavras Encantadas de Becre Belmonte foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.gt;